sexta-feira, 17 de maio de 2013

CNE 2ª Divisão Série B - 1º AAC B; 2º CCTN; 3º NAC


A 55ª edição do Campeonato Nacional por Equipas, referente à época 2012/2013, teve o final da sua fase regular nos dias 4 e 5 de Maio de 2013, com a realização da penúltima última jornada, 6ª e 7ª, tendo-se realizado um total de 79 jogos referentes à 1ª Divisão - fase de Apuramento, 2ª Divisão e 3ª Divisão, estando em jogo mais de 300 jogadores nos dois dias.
Este concentrado teve lugar no Porto, em Sintra, no Barreiro e em Torres Novas.

Vamos ao que interessa.

A 2ª Divisão Série B teve uma reviravolta incrível.

À entrada para a penúltima ronda, o Cine Clube TN liderava com 2pts de vantagem para a Académica de Coimbra, iam ser 2 rondas finais difíceis, pois o NA Cucujães estava também bem classificado em 2º lugar, e íamos defrontar também a equipa de Estarreja, que apesar de estar a realizar um mau campeonato, tinha uma equipa forte, e sempre constante, pois por apenas por 2 vezes substituíram o 3º tabuleiro deles, Carlos Andrade.
No Sábado o Cine Clube apresentou-se em Torres Novas, no Hotel dos Cavaleiros, com Diogo Alho a liderar a equipa, seguido de Paulo Costa, Hugo Ribeiro e Francisco Cruz.
Tínhamos que bater a equipa de Cucujães, para manter a liderança da série, no fim só dependíamos de nós para ganhar. O local do encontro estava muito bem preparado, e um aspecto curioso que nos agradou foi o facto de todas as mesas estarem cobertas com um tecido azul, um cuidado da malta (nós) como organização.


Foi uma jornada dramática.
Chegámos por volta das 14.40h ao Hotel dos cavaleiros, estava uma grande “brasa”, excepto dentro do Hotel, ai estava bem fresquinho, com excelentes condições para a prática do xadrez.
O Cucujães apresentou no primeiro tabuleiro o Juan Romaris, quase uma surpresa, visto que apenas tinha realizado um jogo pela equipa até ali.

A equipa começa o jogo confiante e com o seguinte alinhamento:

          NA Cucujães – Cine Clube TN

Juan Romaris (2237) - Diogo Alho MN (2283)
Paulo Costa (2133) - Rui Costa (1946)
Fernando Pinho (1890) - Hugo Ribeiro (1900)
Francisco Cruz (1819) - Pedro Serrano (1610)


Cronologia dos acontecimentos:
15.20h
Damos a primeira vistoria pelos tabuleiros, e nada de mais está a acontecer. Diogo Alho tem uma posição confortável com peão a mais, devido à abertura.
No resto dos tabuleiros, está tudo muito verdinho ainda.
Resultado Virtual: NA Cucujães 0-0 Cine Clube TN

Perto das 17h
Hugo Ribeiro no terceiro tabuleiro cede perante Fernando Pinho.
O roque pequeno parecia arriscado para o Hugo, e tentou então fazer roque grande, para evitar mates. O Problema é que o rei estava muito mais exposto na ala de dama comparado com a ala de rei, pois ai, era tudo “Fogo de Vista” tal como Fernando Pinho explicou mais tarde.
Paulo Costa tem uma posição excelente. O Rui Costa encontra-se com uma posição irremediável, não tem espaço nenhum para manobrar as suas peças, e não faz muito para tentar melhorar a sua posição, fazendo apenas lances rápidos, à espera que o Paulo cometa um erro. É apenas uma questão de tempo até que o Paulo quebre a posição das negras.
O Diogo continua com peão a mais, e tem uma posição extremamente confortável.
O Francisco ainda tem uma posição equilibrada, mas está à vontade.
Resultado virtual: NA Cucujães 1-0 Cine Clube

18h
Paulo Costa vence. Gastou muito tempo mas conseguiu expor as fraquezas da posição do Rui Costa, este ainda tentou dar material para travar o ataque das brancas, mas foi impossível. Excelente jogo de Paulo Costa.
Diogo tem um jogo equilibrado. Francisco já se encontra com 1 peão a mais, mas está a defender pois o peão que ganhou, permitiu ás negras ganharem a iniciativa, e encontra-se numa posição algo difícil, não pelo ataque das negras, mas sim pelo facto de ser difícil de encontrar um plano decente na posição, visto que os peões do centro poderiam cair facilmente com um descuido.
Resultado virtual: NA Cucujães 1-1 Cine Clube

18.50h 
Francisco está numa posição complicada, pois continua sob pressão do adversário. Francisco não conseguiu encontrar o plano certo. Tentou penetrar na coluna C com as torres, mas o Pedro Serrano imediatamente fechou a coluna, pondo um cavalo na casa c4 ficando ai de “pedra e cal”.
Para piorar as coisas, o Francisco já só estava a fazer lances com segundos no relógio.
Francisco olha para Diogo, já a pensar que a derrota no seu tabuleiro é um resultado possível, e o Diogo está a abanar a cabeça em sinal de reprovação em relação ao seu jogo. O Jogo encontra-se numa fase muito complicada, tudo pode acontecer.
Resultado virtual: NA Cucujães 1-1 Cine Clube

19h
Francisco estava tão concentrado no jogo que esquecia-se do relógio frequentemente. Fez então o lance nº34 com apenas 1 segundo no relógio, o que ia criando uma situação de emergência médica no hotel dos cavaleiros porque o Tójó que estava a acompanhar o jogo ia tendo um ataque cardíaco :)
De qualquer das formas, estava tudo controlado, porque o Francisco é bombeiro, e efectuava logo um suporte básico de vida. 
O Diogo está a começar a ganhar vantagem numa posição complicadissíma, com ambos os reis bastante expostos.
Resultado virtual: NA Cucujães 1-1 Cine Clube

Cerca de 5-10 minutos depois 
O Diogo tem uma posição vitoriosa e está a ameaçar mates e peças por tudo o que é lado.
Francisco está neste momento com uma posição de ataque, mas já perdeu os peões do centro, ficando com 1 peão a menos. Já estava mais confiante, mas ainda podia perder. Entretanto já é possível ao Francisco empatar, visto que o Diogo está ganho, o empate no terceiro tabuleiro chegava para ganhar a partida por 2,5 – 1,5.

Logo a seguir o adversário do Diogo descuida-se, e deixa levar mate em g2. Neste momento está 1-2.
O Francisco joga Td7 e propõe empate, o qual é imediatamente recusado tanto pelo capitão de equipa do Cucujães, tanto como pelo Pedro Serrano. Eis que o Pedro Serrano faz um lance de cavalo para e5, o que efectua uma forquilha na torre em d7 e na Dama em d3 de Francisco. O Problema é que a dama estava a ameaçar entrar em h7, e de repente Ce4-f6+, e as negras não tem como evitar cheque mate.
NA Cucujães 1-3 Cine Clube TN.

Houve festejos da nossa parte, pois apenas faltava um empate para podermos jogar a fase final da 2ª divisão

Resultados da Ronda 6: 














No fim o Cine Clube ganhou 3-1 e a Académica também fez a sua parte e ganhou ao Gafanha de Encarnação por 2.5-1.5. A partir deste momento só estas 2 equipas poderiam disputar o título da Série B, pois a NA Cucujães já tinha antecipado a última jornada, e tinha apenas 15pts. O Cine Clube possuía 16pts, e a Académica tinha 14pts. Só uma derrota poderia retirar o título ao Cine Clube, mas para isso a Académica tinha que ganhar o seu jogo. Nesse caso ambas as equipas acabariam com 17pts cada, mas como o primeiro desempate era o confronto directo e o Cine Clube perdeu com a Académica na 2ª ronda por 2.5-1.5, a Académica ficaria em 1º lugar.

Ronda 7
No Domingo o Cine Clube apresentou-se com Diogo Alho, Paulo Costa, António Reis e João Carvalho. Bastava apenas um empate para confirmarmos o primeiro lugar da série.

Chegamos ao local, e deparámo-nos com uma mesa vazia. Era a mesa da Assembleia Figueirense, com os relógios já a contar...
Começámos as nossas partidas, e ás 15.20h os árbitros declararam falta de comparência à Assembleia.
4-0 para a Académica e agora tínhamos mesmo que empatar pelo menos, para garantirmos a vitória na série.

(Descanso mais cedo para os jogadores da Académica)

O alinhamento de ambas as equipas era o seguinte:

            Cine Clube TN - CR Estarreja
MN Diogo Alho (2283) - António Ferreira (2046)
José Rodrigues (2002) - Paulo Costa (2133)
António Reis (1838) - Carlos Andrade (1956)
Nelson Silva (1872) -João Carvalho (1794)

A última ronda começou mal, tal como a ronda 6. Desta vez foi o João Carvalho que perdeu muito cedo, não teve sequer tempo de tocar na "chicha", assim que tentou começar a desenvolver, um bispo do Nelson entrou por h6, desfazendo os peões do roque do João, que não tinha nenhum defensor naquela zona, bastou apenas ter sangue frio, e meter as peças ao ataque. 0-1 para o Estarreja.
Quando o João perdeu, o Paulo já estava com peão a menos, mas numa posição onde conseguia criar ataque.
O Tójó tinha posição ainda no inicio do meio jogo e o Diogo já tinha uma posição complexa no tabuleiro.

Mais tarde o Paulo arranjou ataque no roque do José Rodrigues, mas este foi-se defendendo. Estamos em crer que depois do peão perdido no inicio do jogo, e o facto de o Paulo não ter visto nenhuma variante em que ganhasse, ele desesperou, e fez um sacrifício de peça, o qual não trouxe nada, e depois das trocas, ficou ainda com uma torre fora de jogo em h2. José com uma vantagem material enorme, não desperdiçou.
Cine Clube TN 0 - 2 CR Estarreja

Depois desta derrota, o cenário ficou negro para as nossas cores. O Diogo tinha uma posição muito confusa, mas parecia estar em controle da situação, e o António tinha uma posição muito equilibrada, o que previa ser um empate.

Os jogos foram-se prolongando, e no 3º tabuleiro parecia cada vez mais um empate, enquanto que no 1º tabuleiro o Diogo ganhou uma qualidade, mas a posição continuava muito confusa. Eventualmente o Diogo conseguiu simplificar as coisas, e lá ganhou com justiça. 1-2
Neste momento só uma vitória no 3º tabuleiro nos daria a vitória na série, mas a posição estava cada vez mais empatativa, com 4 peões na ala de rei para ambos os jogadores, e um peão branco na ala de dama, mas muito desamparado.
Quando o Carlos atacou esse peão, o Tójó pensou que estivesse perdido, e não o defendeu. Logo a seguir o Carlos conseguiu trocar as damas e as torres, e a única coisa que restou foram uns míseros bispos de cores contrarias. Nada mais havia a fazer.
Cine Clube TN 1,5-2,5 CR Estarreja

resultados 7ª ronda:
























Com esta incrível derrota as nossas aspirações de ficarmos em 1º na Série B, e podermos tentar subir de divisão ficaram por terra.

Classificação após 7 rondas:

De qualquer das maneiras, efectuámos um bom campeonato.
Estão de parabéns os nossos atletas!

E assim foi a Série B da 2ª Divisão.

Queríamos destacar as prestações das restantes equipas do Distrito.

Também na 2ª divisão mas Série C, a Casa do Xadrez finalizou o campeonato em 2º lugar.
Numa Série onde Hugo Lima Santos (AX Mamede Diogo) foi demolidor, com 7 pts em 7 possíveis,
Victor Ferreira (2044), o novo campeão nacional de veteranos, fez uma boa prestação com 4,5 em 6 possíveis
Nada mal, aqui ficam os nossos parabéns.

E finalmente, na 3ª Divisão Série D, esteve presente o Sporting Clube de Abrantes que ficou em 2º lugar, bem melhor que a nossa equipa B. O seu melhor jogador foi Pedro Rosa Santos (1839) com 3pts em 5 possíveis.
Os nossos parabéns também para eles.


Mais tarde iremos publicar outras noticias relacionadas com o CNE.
Até lá.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

CNE 3ª Divisão Série D

As 2 últimas jornadas do Campeonato Nacional de Equipas, teve lugar no Hotel dos Cavaleiros, no passado fim de semana de 4 e 5 de Maio.
A equipa 'B' do Cine Clube teve presente no sábado para fazer a sua última ronda, visto que na ronda 7 folgava.
Eis que o Cine Clube 'B' defrontou a AX Pedro Hispano - Soure, que se situava no primeiro lugar da classificação sem uma única derrota, nem um único empate.


Cine Clube TN 'B' - AX Pedro Hispano - Soure
(Rui Frazão vs IM Roberto Ledo)

Parciais:
Roberto Ledo 1-0 Rui Frazão
José Tomás 0-1 João Vicente
Joana Branco 1-0 José Dias
Gonçalo Lopes 0-1 José Catarro

Uma luta muito desigual, onde apenas os nossos últimos 2 tabuleiros teriam algumas hipóteses, mas a ascendente Joana Branco, e o Campeão Nacional de Rápidas, José Catarro, não deram hipótese aos nossos atletas.

Resultados da ronda 6:
















Na ronda 7 já era matematicamente impossível obtermos uma boa classificação.
Quedava-nos saber em que lugar iríamos ficar.

Resultados da ronda 7:















Classificação Final:











Ficámos assim em 6º Lugar. Agora há que rever as partidas, e melhorar aspectos negativos, e na próxima época correrá melhor concerteza.

Nas próximas horas postaremos mais noticias relativas ao fim do CNE.
Até lá.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

35ª Taça de Portugal



Oitavos de Final

A 35ª edição da Taça de Portugal por Equipas referente à época 2012/2013, teve lugar no fim-de-semana de 20 e 21 de Abril de 2013, com a realização de duas eliminatórias, os Oitavos e Quartos de Final.
Estas eliminatórias foram realizadas em formato concentrado no Hotel Golf Mar no Vimeiro, contando com as 16 equipas apuradas, entre elas a equipa representante da Região Autónoma dos Açores.

O Cine Clube TN defrontou a AA de Coimbra, que também está na nossa série da 2ª divisão, a única diferença de relevo, é o facto desta equipa da Taça incluir o FM Daniel Taboas, e o GM Kevin Spraggett.

Chegámos a Vimeiro, e deparámo-nos com um Hotel deslumbrante, com hipismo dentro da propriedade, e uma excelente vista para a praia, foi um local muito bem escolhido pela organização, e desde já lhes damos aqui os nossos parabéns.
A Sala de jogo tinha tabuleiros DGT que faziam a transmissão em directo, e tinha também relógios digitais tais como os utilizados pelos grandes GM’s em torneios grandes, o que transfere automaticamente os xadrezistas para uma atmosfera de competição num nível completamente diferente.

Vamos à batalha:

Daniel Taboas FM – Diogo Alho MN
O Diogo tentou por à prova o Daniel, com o gambito de dama aceite, mas o Daniel estava bem preparado para esta abertura.
No lance 15 aconteceu 2 repetições de posição, mas o Diogo decidiu não repetir mais, e tomar o Bispo em c4, pareceu-nos uma boa escolha, visto que provavelmente o Daniel estava apenas a tentar ganhar tempo no relógio, depois de 16... Cd5 pode vir por exemplo Bxf6, e ou as brancas conseguem-se ver livres do peão isolado em d, ou as negras ficam com um peão em d5, a bloquear o peão branco de d4.
Mas depois de 17… Db6 o Daniel preparou uma armadilha ao Diogo com a5 e depois de tomar o peão em b2, a dama fica apenas com a casa b4, e o Daniel consegue fazer uma manobra de cavalos com ganho de tempo, e faz um duplo em d7, e ganha uma qualidade. E com pouco tempo, e com uma posição difícil de jogar para as negras, o Daniel levou o ponto para as cores da Académica.
Bom jogo do Diogo, que ao menos teve coragem de prosseguir o jogo no lance 16, isso ninguém lhe tira.
1-0

Hugo Ribeiro – Nuno Maltez
O Hugo foi o último a terminar a partida, quando já toda a gente tinha perdido, e a sua partida estava mais que empatada desde uma incorrecção na abertura, que levou o jogo para uma posição muito empatativa. Mesmo assim fez um bom meio jogo e estamos em crer que provavelmente poderia ter lutado por mais no lance 32 se fizesse bxc5 em vez de Dxc5, tentando fazer ameaças com o peão passado, uma vez que os peões da ala da dama das negras, não andam muito facilmente.
Bom jogo mesmo assim, o Hugo levou o meio ponto de honra dos torrejanos :)

Dário Drezzadore – Francisco Cruz
Neste jogo o Francisco fez muitos erros, começando pela abertura onde foi brando demais, e deixou as brancas com uma posição espetacular para manobrar e ao lance 9, a posição das negras já está muito difícil. Se as negras rocarem então e5 cria complicações, mas teria sido mesmo o melhor a fazer, mas com medo que o e5 viesse por parte das brancas, Francisco joga Cg4, para jogar e5 ele mesmo ou para trocar algumas peças, o que facilitaria o seu jogo, mas levou com um táctico que lhe tinha escapado.
10. Bxe7! E a partir daqui só um milagre salvaria Francisco.
O Dario demonstrou que tem sangue frio, e jogou sempre os melhores lances, e não houve muito mais que o nosso atleta pudesse fazer. 1-0
Estava resolvida a eliminatória, com a vitória da Académica no 1º tabuleiro, bastava que mais outro jogador ganhasse.

João Carvalho – Dominic Cross
A Italiana do João desta vez não resolveu.
O João até saiu bem da abertura e no lance 19 tinha feito com que as torres das negras estivessem descoordenadas, mas provavelmente não escolheu o melhor plano para explorar isso, de qualquer das maneiras ficou com uma boa posição com o peão de h5 a criar fraquezas no roque do Dominic, e chegou a pedir empate algures por volta do lance 33, ao que o Dominic decidiu jogar mais um pouco para ver qual era a evolução dos outros tabuleiros, mas logo a seguir o João fez um erro, e perdeu uma qualidade, e a partir dai foi fácil para as negras. 0-1 



Ficámos assim pelos oitavos de final da Taça de Portugal, mesmo assim foi um bom esforço da nossa equipa.

Resultados dos oitavos de final:









Nos quartos de final sucedeu-se o seguinte:































E a Académica caiu nos quartos contra a poderosa Didáxis, porém ainda assim teve uma vitória tirada a ferros no primeiro tabuleiro.

E assim ficaram apuradas para as meias finais as seguintes equipas:
Clube Tap 2206
NXV S. Cosme Didaxis 2094
Clube dos Galitos 1966
Academia Xadrez de Gaia 2604

As meias finais e a final, vão ser realizados no fim de semana de 18 e 19 de Maio.