sábado, 13 de abril de 2013

Taça de Portugal 2012/2013

A 35ª edição da Taça de Portugal por Equipas referente à época 2012/2013, teve no
passado sábado, no dia 6 de Abril de 2013, a realização da sua 4ª Eliminatória com a realização de 16 jogos dos 16 avos de final.

Tabela Resultados:


À partida sabíamos que iria ser uma eliminatória complicada, pois o clube EDP tem uma equipa forte e equilibrada, com 9 jogadores acima dos 1900 de ranking.

Começou a Batalha:


Vitor Morais MN - Diogo Alho MN
O jogo entre o Vitor e o Diogo foi de excelente qualidade, e se for estudado com cuidado, aprendem-se algumas coisinhas :)
O Vitor Morais cedo arranjou uma posição pouco dinâmica, enquanto que o Diogo ia posicionando as suas peças cada vez melhor, e recuperando cada vez mais espaço e chegado ao lance 26, todas as peças das negras faziam a sua parte.
Aqui segue o jogo depois disso:

Jogo espetacular do Diogo, que não deixou escapar nada! 0-1


Paulo Costa - Cristiano Amaro
Este jogo parecia muito empatativo desde o lance 16, quando ficou no tabuleiro bispos de cores contrarias, e estruturas de peões simétricas mas até os jogos empatativos tem que ser jogados com cuidado, pois o que aconteceu foi que o Cristiano fez 2 imprecisões que o levaram a ficar com o rei algo exposto, ate que no lance 33, Paulo puxa um coelho da cartola

F7 está fraquissímo, e neste momento a única coisa que impede a dama Branca de invadir o território Negro, é exactamente a Dama negra em c7. E eis que o Paulo aproveita este momento do jogo, e faz 33. Tb6!
A dama negra não pode sair da sétima linha, e logo a seguir as negras fazem 33...Tc3??, ao que o Paulo responde com Tc6 e se as negras quiserem tomar a dama branca, a dama negra é capturada com xeque. Pelo que após as trocas de torres a dama negra está impedida á mesma de tomar o peão branco em c6, devido ao f7.
Mais tarde o Paulo ganhou o peão negro da coluna A, e conseguiu promover o peão de C.
1-0
(Paulo Costa refletindo algo do género: "Eu sabia que esse era um mau lance")

Paulo Fanha - Hugo Ribeiro
O Colle System é normalmente utilizado quando se quer evitar as mais variadas defesas que as negras podem efectuar, e neste jogo Paulo Fanha utilizou isso para surpreender o Hugo.
Trocaram-se a maior parte das peças ligeiras até que o Paulo Fanha troca então um peão do centro por um peão do roque do Hugo, que não pareceu trazer nada de especial ás Brancas. O Hugo ficou com um bom centro, mas mais tarde decidiu estragar o centro avançando d4...quando o Paulo descobre um táctico interessante, e o Hugo aproveita para tomar o peão de a2, que não pareceu grande opção...logo a seguir o Hugo deixa o Bispo em a2 desprotegido, e este é tomado em xeque. Com uma peça a menos o Hugo foi aguentando até ver como se desenvolviam o resto dos tabuleiros, mas não conseguiu evitar a derrota. 1-0

Francisco Cruz - Hélder Nanques
O Francisco tentou fazer um jogo onde o adversário não tivesse contra jogo, e esperava agarrar a iniciativa com o ataque das minorias, mas porque a abertura foi jogada com uma pequena imprecisão, esse plano foi por água abaixo, e o Hélder conseguiu trocar as peças ligeiras todas do tabuleiro, e ficou com a possibilidade de criar um peão passado na ala de dama mas não se esforçou muito por isso, e o Francisco ganhou a iniciativa, até que de empatativo que o jogo parecia estar, o rei das negras ficou demasiado exposto, e com uma ajuda de uma bateria de dama + torre na coluna E, Francisco conseguiu criar dificuldades ao Hélder:
(São as brancas a jogar...há ameaças de mate se a Dama branca conseguir penetrar na sétima ou na oitava, o que acontecerá se a Dama Negra se mexer ...e neste caso não é preciso um milagre para isso...
Jogam as brancas e ganham vantagem decisiva)

Infelizmente ambos os jogadores estavam em apuros de tempo nesta posição, e o Francisco não jogou o melhor lance, porque julgou mal a sua força, mas a partir daqui o Rei negro ficou muito exposto...e após 23 lances de "Blitz", o Hélder fez um erro enorme, e deixou o Francisco capturar a sua dama. 1-0

Cine Clube TN 3-1 Clube EDP
Uma vitória que permite á equipa torrejana passar aos oitavos de final da prova.

E Enquanto se desenrolava a eliminatória, eis que mesmo ao lado havia um evento com o Mestre Dias (titulo atribuido apenas para este evento :)
(MN Vitor Morais a contemplar a arte do Mestre Dias)

O score não nos foi comunicado, mas creio que o Mestre Dias tenha feito um bom resultado.

Sorteio ditou o seguinte:

Oitavos de Final a realizar em conjunto com o quartos de final nos dias 20 e 21 de Abril no Hotel Golf Mar
O Cine Clube calhou contra o Académica de Coimbra, que tem 2 jogadores de gabarito reconhecido mundialmente, pelo que irá ser uma eliminatória dificil. 
Mas também para eles não será uma eliminatória fácil :)



De notar ainda que este sábado, 13 de Abril, o Cine Clube joga contra o CX Montemor para o CNE 2ª divisão série B e só faltam 3 rondas para o fim do campeonato.
Mais noticias brevemente.
Até lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário