quarta-feira, 19 de setembro de 2012

GXA Verão 2012 - 6ª e 7ª rondas

Após mais um breve período de ausência do blog, eis-nos aqui para relatar o que se tem passado nas lides do xadrez de Torres Novas e afins. Ultimamente estamos dedicados a jogar (vamos em três torneios de seguida), organizar o Almonda 2012 e nem só de xadrez vivemos..

À entrada da sexta ronda, tínhamos Diogo em 4º numa escalada natural e João em 13º num torneio regular que indiciava poder concluir em grande se vencesse as duas últimas catapultando-o para um possível lugar dentro do top ten. Eis-nos então a surpresa, pois foi batido por José Mouquinho em partida em que o hara-kiri foi do João na busca de um ponto que estava muito difícil. Diogo ganha em bom plano contra Pedro Marques, jogador com qual tem vários encontros e todos (5!) de negras. Talvez um recorde!

6. Ronda a 2012/09/11 às 19h45

Tab.Nº.NomeRtgPts. ResultadoPts. NomeRtgNº.
28Marques Pedro Jorge Simões Lo 18814 0 - 14 NMAlho Diogo Henriques 22751
713Carvalho João Alexandre Henri 17953 0 - 13 Mouquinho Jose F Borralho 150324


Na partida abaixo, são as brancas a jogar já com o relógio a apertar. Os últimos lances têm sido dificeis para as brancas devido ao ataque das negras que resultou numa posição exposta do Rei branco e um perigoso peão passado em f3. Não que a partida esteja já concluida, a única jogada branca para se manter em jogo seria Bb2, mas não foi o que se seguiu permitindo uma conclusão elegante por parte das negras.


Negras jogam e ganham

Os resultados desta ronda permitiram que Diogo pudesse depender só de si para ganhar o torneio, mas João distanciou-se do top ten e jogar na última apenas a para gestão de prejuízos.


Resposta da questão anterior:


7. Ronda a 2012/09/13 às 19h45

Tab.Nº.NomeRtgPts. ResultadoPts. NomeRtgNº.
11NMAlho Diogo Henriques 22755 1 - 05 Aguiar Carlos Alberto Branco 18769
920Vieira Victor Mendes 15513 0 - 13 Carvalho João Alexandre Henri 179513

Diogo Alho ganha após luta complexa com Carlos Aguiar.
Antes, a surpresa começou a desenhar-se com o João a tremer mas a não cair, após um Ce6 de Vitor Vieira que ia virando o tabuleiro de uma penada. Jogar a inventar dá destas coisas. Valeu a João ter-se agarrado ainda a tempo e saber sofrer para virar os acontecimentos do início de jogo.



Então não é que o Cavalo salta?


Final da 1ª mesa:
Posição em que as brancas tentam, após o seu lance h4, ganhar a casa de f5 para o Bispo através do avanço ainda que preparado de h5. A ideia reside em que o final de Bispos de casas negras com peões em ambos os bandos é ganhante para as brancas.


Qual o plano a não adoptar?

Razão pela qual as brancas ganham o final de bispos da mesma cor:
- O Rei negro não pode chegar a e7, prevenindo um eventual sacrificio de Bispo em b6, pois tem ficar em f6 defendendo g5;
- O Bispo negro não tem casas de espera na diagonal que defende o peão de c7;
- O Rei branco chegando a b5 ataca o Bispo e o sacrifício do Bispo branco em b6 leva o peão de c a Dama;


O plano e resposta à pergunta, passa por nunca perder o controlo de f5. A tentativa de bloqueio com g5 leva as negras a uma posição perdida.




Prémios:


D.Alho - 1º Classificado

Carlos Aguiar em representação de Vitor Morais (bom torneio!) - 2º Classificado
João Santos (Regular e invicto)- 3º Classificado


CHESS-RESULTS com informação detalhada

REGULAMENTO

Sem comentários:

Enviar um comentário