terça-feira, 24 de julho de 2012

Nacional 3ª Divisão - Vice-Campeões

Longa jornada esta da 3ª Divisão. Chegámos ao Porto no Sábado ainda no período da manhã com apoio de um GPS especial de corrida, pois tinha orelhas e podia-se fazer perguntas. 230 km de viagem, portanto começámos esta jornada às 9h00 da manhã.

Primeiro protesto/exigência interno: Onde é que se comem francesinhas?

Não sei porquê, mas gosto mais da da esquerda... Deve ser da toalha.

O interlocutor que andava em desejos desde o penúltimo temático, ver 5º temático Francesa.

O local de jogo Hotel Axis tinha condições impecáveis e pela escolha está a FPX de parabéns, temos no entanto, a criticar (construtivamente) que a Sala era pequena para a digníssima Final da 3ª e para a 1ª jornada da 1ª Divisão que se iniciou no mesmo dia e vai prolongar-se pelo resto da semana. No restante das criticas só ouvimos dos elementos hospedados que estava tudo impec. 

Axis Hotel
Paulo Rocha o responsável pelas faíscas dos tabuleiros electrónicos

Chegados às 15 horas e depois de uma bucha para retemperar as forças da viagem, iniciámos com a equipa João de Meira (Guimarães) e conforme já havíamos referenciado anteriormente éramos as duas equipas mais cotadas desta final a 8 equipas.

A malta em preparação técnico-táctica, logo do Campeonato e foto de família

A equipa de João de Meira é dura pois apesar de ter um 1º tabuleiro sólido tem dois jovens jogadores no 3º e 4º que são fonte de grande parte dos pontos.

Início, fresquinhos e preparados. CCTN-João de Meira.

1. Ronda a 2012/07/21 às 15:00
Tab.1CXE João de MeiraElo-5CC Torres NovasElo2 : 2
2.1Khodorov, Anatoli2146-NMAlho, Diogo22570 - 1
2.2Gonçalves, Luis1955-Costa, Paulo21440 - 1
2.3Novais, Carlos1968-Ribeiro, Hugo19501 - 0
2.4Belsley, Alexandre1850-Carvalho, João Alexandre18101 - 0

A eliminatória foi feliz para nós, vencemos por desempate em tabuleiro superior e com o encontro a desenrolar-se 1-0; 1-1; 2-1 para os de João de Meira, tendo o Paulo ficado a concluir uma partida em que meteu a carne toda no assador para a equipa empatar o encontro e ganhar a eliminatória. Hugo enfrentou o Carlos Novais que mostrou estar em boa forma e venceu convincentemente. Diogo arriscou demasiado para desequilibrar e passou eventualmente por posições perdidas. João errou mais que o adversário e enrolou-se em posição equilibrada. Paulo fechou a contenda a nosso favor numa partida longa e que teve o resultado incerto grande parte do tempo.

Eis a partida com contornos de tragédia grega:


Na segunda ronda calhou-nos em sorte a equipa B do Barreirense.
Jantámos à pressa num tasquinho perto, pois tínhamos menos de uma hora entre a conclusão da primeira e o início da segunda.

Ainda a palitar os dentes do petisco, começámos a 2ª eliminatória. 4 partidas em que a diferença pontual se fez sentir a nosso favor (entenda-se que com grande réplica), no entanto, o Hugo após defender o ataque e passar para a vantagem, colocou mal o Rei e uma rede de mate apareceu para levar o ponto de honra para a equipa do Barreiro. Não nos pareceu merecido naquele tabuleiro em si, mas enquanto equipa decerto que foi o mínimo que mereceram.

CCTN - FC Barreirense. Continuação da maratona

2. Ronda a 2012/07/21 às 20:30
Tab.5CC Torres NovasElo-2FC Barreirense "B"Elo3 : 1
2.1NMAlho, Diogo2257-Carvalho, Emanuel19761 - 0
2.2Costa, Paulo2144-Bravo, António18721 - 0
2.3Ribeiro, Hugo1950-Ramos, Diogo17140 - 1
2.4Reis, António1817-Tapisso, Gabriel16971 - 0

As partidas foram transmitidas em directo pelo site da FPX e podem ser visualizadas aqui.

Os jogos terminaram depois da meia noite...

A Final jogava-se Domingo às 10h00 da manhã.................
Tomámos pequeno-almoço, 2 comprimidos para a dor de cabeça, 3 cafés para o sono e bora mexer umas peças.

Sprint final. CCTN-CP Bombarral. O cansaço era evidente nas duas equipas.

3. Ronda a 2012/07/22 às 10:00
Tab.6CP BombarralElo-5CC Torres NovasElo2½:1½
1.1Evangelista, Ricardo2124-NMAlho, Diogo22570 - 1
1.2Pinto, Andre1984-Costa, Paulo2144½ - ½
1.3Gaboleiro, Guilherme2002-Carvalho, João Alexandre18101 - 0
1.4Santos, António1818-Reis, António18171 - 0

Um encontro dramático, João e António tiveram em vários momentos condições para levarem o ponto inteiro, mas, a verdade é que em eliminatórias e no duro da competição, a vitória vem com traquejo e experiência e neste campo Gaboleiro e Severino foram mais eficazes. Nos primeiros tabuleiros, o Ricardo deixou escapar um lance que deu vantagem ao Diogo e a partir daí tudo foi mais difícil. O Paulo tentou criar uma posição atípica para tirar o André das linhas habituais e acabou por cair numa posição seca que nada mais poderia dar que o empate. Com isto, acabou o Bombarral por levar a melhor.
Sequência de resultados: 0,5-0,5; 1,5-0,5 (para a CPB); 1,5-1,5 e 2,5-1,5

Entrega da taça de vice-campeões da 3ª

Fomos almoçar antes de começar nova viagem Portugal abaixo e fomos para um tasco estudantil com francesinhas! Foi mesmo à última! Lá o safado da gulodice pôde matar o desejo da francesinha! O Paulo Rocha que nos conduziu para esse repasto afirmou como todo o homem do Norte, que ali não eram as melhores, que há umas 5 estrelas lá não sei para donde. É sempre assim.


Partidas da final podem ser vistas aqui.(Site FPX)
Detalhes do torneio aqui.(Site Chess-Results)

Todas as Fotos:


Relambório final:

- Instalações condizentes com a importância da prova, aproveitando a boleia da organização da 1ª Divisão;
- Condições de jogo já com algumas deficiências e que se devem rever, espaço reduzido para tantas equipas, 1ª e 3ª Divisão jogavam na mesma sala num total de 18 equipas x 4 jogadores + organização + acompanhantes e suplentes tornavam a circulação apertada e em cima dos tabuleiros;
- Porta de entrada/saída da Sala junto a uma mesa de jogo, aqueles jogadores estiveram o tempo todo a levar com a passagem do pessoal e o barulho correspondente, a porta não se podia mudar mas a configuração da sala talvez;
- Horário da 3ª Divisão... Descabido. Já no ano anterior houve reclamações e com razão. O jogo da Final tem de ser jogado às 15h00. É muito violento tantas partidas em tão curto espaço de tempo, as equipas são amadoríssimas e a malta quer divertir-se, jogar xadrez e fazer turismo, pois há que aproveitar que a brincadeira não fica barata. Pensamos que todos ficariam mais satisfeitos. Este é o ponto fundamental das finais das Divisões secundárias. Na semana que vem, com a Final da 2ª Divisão vai gerar-se a mesma questão... Ainda a tempo de corrigir!
- As Francesinhas estavam boas, mas, as do temático estavam melhores!
- At last but not the least. Parabéns à malta do Bombarral pela vitória, jogaram com grande sentido de luta e equipa e tiveram a sorte que todos os campeões têm de ter. A sorte pela qual se luta!
Um abraço para vocês!

CP Bombarral (da esquerda. para a direita): Evangelista, Severino, Cálix(organização), André Pinto, Gaboleiro, Constatino e Ricardo Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário