domingo, 18 de dezembro de 2011

5º RBN 17 Dezembro

21h30 e o pessoal está a postos para fazer deslizar uns trebelhos pelos quadrados afora.

Ausências esperadas do Hugo e os lisboetas João e Mika. Alves desmarca-se para canto e veio apenas cumprimentar o pessoal. Paulo e Tójó chegam mais tarde para continuar as rapidinhas após torneio e brindaram os byes com desafios xadrezistico-barreteiros.

O torneio andou em passo rápido com os cinco elementos a baterem-se valentemente.

Dos elementos regressados este ano, o Frazão mostra uma subida de forma e o Gonçalo uma boa regularidade não existente até agora.
O Jorge também está bem, boa estratégia, boas concepções, mas o relógio não é o melhor amigo dele e os resultados são marco disso.
Dias e Diogo continuam na linha do ano passado.
A grande curiosidade da noite passou-se num dos encontros com uma posição sui-generis, as brancas dão ou não mate, ou coisa assim?
Fica a posição:



Põe-se a questão, como é que as Brancas fazem render o peixe?

Temas de entrada em h7, pregagem da Dama que fica sobrecarregada em c4, manobras nas colunas g e h, entrada da T em f1, tantos temas e as negras com a avalanche de peões apenas sustentam que o avanço destes e o mate em f1, caso as brancas tentem veleidades, dá-lhes no mínimo a igualdade. Será? Sem Fritzar a posição e fritando as nossas moleirinhas, em vez de fritos foi mais um caldinho de cevada, não conseguimos descobrir vitória branca e saímos a pensar que afinal eram as pretas que estavam melhor. Coisas de xadrez…

Das várias análises que se fizeram entre minis que eram médias, chegou-se à conclusão que devido à pseudo-ameaça de mate em f1, aquando da mexida do Bispo da diagonal que controla f1, o jogador das Brancas com tantos tempos que desperdiçou durante o jogo, logo não fez um h3 qualquer para dar ar ao Rei e evitar esta penosa ameaça.

Assim, ‘variámos’:

- 1. h3, (porque sim e também porque o Bispo vai e4 e a T a f1) , e4! 2. Tf1, exd3 e já ninguém agarra aqueles peões!
- 1. Cc4, e4! 2. Cd6, Df6 (interessante exd3) 3. Cxe8 4. Txf6, gxh6 e os peões negros devem pelo menos igualar;
- 1. Bf5, Te7 2. g4 [Se 2. Tf1 (com a bonita ideia 3.Txg7, Dxg7 4.Bh7+, Dxh7 5. Txf8++), Dxf5 com vantagem negra];
- 1. g4 (já estávamos com pouca crença), e4!

Bem, deixo-vos o desafio de tentar descobrir linha para as brancas ganharem, condição essencial é que não se pode ver o Fritz!

Do torneio, ficam os resultados para a posterioridade:


Cross Table
NoNameLocClubTotal#1#2#3#4#5
1Diogo Alho2245CCTN4*1111
2Rui Frazão1851CCTN2.50*½11
3José Dias1659CCTN20½*½1
4Gonçalo Lopes1578CCTN1.500½*1
5Jorge PintoCCTN00000*


Nos próximos fins-de-semana, porque coincidem com o Natal e Passagem de Ano, não vamos fazer nenhum RBN, poderemos eventualmente aparecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário